segunda-feira, 8 de julho de 2013

Você Pergunta... A Bíblia Responde #4






Bom dia, Tenho sido grande apologista dos vossos pontos de vista sobre o Batismo no Espírito Santo. Só há dois textos que me parecem contraditórios de aceitarmos o Batismo no Espírito Santo como o momento em que aceitamos o Evangelho. O primeiro, Atos 8:16 (ARC): "(Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus.)" Depois temos Atos 19:2: "Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo, quando crestes?[...]" Podem ajudar-me?

Obrigado pela sua interessante pergunta. Primeiramente antes de respondê-la, é importante situar com que intenção foi escrito o livro de Atos, é basicamente uma narrativa histórica e não normativa para Igreja, narra o período de transição do ministério de Jesus para o ministério dos apóstolos.

Em Atos 8:16, se trata exatamente disso, um período de transição no qual era necessário a confirmação dos apóstolos, porque existia animosidade entre os judeus e os samaritanos, então era de grande importância que os samaritanos recebessem o Espírito na presença dos líderes de Jerusalém, com o propósito de manter a Igreja unida, ou seja, de mostrar que era possível que Samaritanos fizessem parte da igreja, que a igreja era a união de judeus e gentios, e dessa forma sua membresia tornou-se inquestionável.

No caso de Atos 19.2, o verso seguinte leva ao entendimento que só haviam recebido o batismo de João,(de arrependimento) e que de fato ainda não eram crentes, lembre-se que João anunciava o Messias, então somente depois de Paulo explicar-lhes que Jesus era aquele a quem o batismo de João indicava, creram e forma batizados em nome de Jesus e novamente Paulo impondo-lhes aos mãos, veio sobre eles o Espirito, novamente isso significava a inclusão deles na igreja, era necessário esse sinal, porque sequer haviam ouvido que o Espirito havia vindo. Os apóstolos sempre estiveram presentes tanto no nascimento da Igreja (cap2), e também quando samaritanos (cap8) e gentios (cap10) foram incluídos, sempre o propósito era enfatizar a unidade da igreja, através da autoridade apostólica, e por isso as necessidades de confirmações do Espirito Santo por parte dos apóstolos.

Em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário