quinta-feira, 11 de julho de 2013

Você Pergunta... A Bíblia Responde #5




Indo direto a pergunta, porque a mulher de Jó ficou viva? Já que Deus permitiu que tira-se tudo que ele tinha.

Sua pergunta é muito semelhante ao questionamento levantado pelo próprio Jó escrito no livro que leva seu nome no capítulo 21 versículos 7-10: “Como é, pois, que vivem os perversos, envelhecem e ainda se tornam mais poderosos? Seus filhos se estabelecem na sua presença; e os seus descendentes, ante seus olhos. As suas casas têm paz, sem temor, e a vara de Deus não os fustiga.”

Depois desta pergunta, dentre tantas outras, levantadas por Jó, Deus o responde através de um redemoinho conforme você pode ler nos capítulos 38, 39, 40 e 41 do livro de Jó. Ao final das colocações do Senhor podemos ver a resposta de Jó no capítulo 42:1-6: “Então, respondeu Jó ao Senhor: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia. Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntei, e tu me ensinarás. Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.”

Jó entendeu que existem muitas coisas que não podemos compreender, mas devemos confiar naquele que é o mais sábio e poderoso Juiz do universo. O apóstolo Paulo fala claramente em Efésios 1:11 que Deus “faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade”.

O ponto principal que quero que compreenda é esse, podemos confiar que todas as decisões do Senhor, por mais sem sentido que pareçam para nós, ainda sim, é a melhor decisão sempre. Pois Deus é infinitamente mais sábio do que nós, e infinitamente mais justo do que nós.

No caso específico da esposa de Jó, creio que Deus preservou sua esposa pois iria restituir Jó em todas as coisas, inclusive lhe dando outros sete filhos e três filhas (Jó 42:13). De modo semelhante como fez preservando Judá, irmão de José; Deus preservou a linhagem que seria, muito tempo depois, a linhagem de Jesus Cristo, nosso Salvador.

A vontade do Senhor é sempre boa, perfeita e agradável. (Rm 12:2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário