quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Porque Deus providenciou perdão aos homens e não aos anjos caídos?






Deus, em primeiro lugar, não tem compromisso com nenhum dos dois, nem com os homens e nem com os anjos, se Deus optasse em sua Soberania por condenar a todos, mesmo assim Ele continuaria sendo justo e bom.

A Bíblia nos descreve que Deus odeia, abomina o pecado e que Ele se ira diariamente com isso. A posição dos homens pecadores diante de Deus é uma posição de condenação justa e real, toda transgressão da lei é pecado, sempre que existe uma lei, existe um legislador que exige seu cumprimento.

Sendo assim, a condenação tanto de homens, quanto de anjos é um ato condenatório jurídico, e é por isso que Deus condena,  Sua natureza santa não é compatível com o pecado, e Deus, somente Ele, pode definir o que fazer, não existe alguém ou algo que possa instruí-lo, afinal Deus é eterno e infinito, o Deus Trino é o único que sempre existiu, desde toda eternidade, Ele mostra sua bondade quando Ele é justo, ou poderíamos dizer que fazer o que é certo não é um ato bondoso? O problema está na definição de bondade, aqueles que trocam a verdade de Deus por mentira, e mesmo sabendo que estão errados, não apenas o fazem, mas ainda incentivam outros a segui-los.

Por ser assim, um Deus justo, Ele tem uma obrigação consigo mesmo por sua santidade em condenar e aplicar condenação a tudo aquilo que se opõe a Ele, então de maneira nenhuma o ato justo de Deus é desprovido de bondade, porque este ato trata pela merecida retribuição, então, repetindo, se Deus condenar a todos, Ele será justo, porque todos são merecedores de sua ira. Satanás e seus demônios, são merecedores da justa condenação destinada a eles, por serem criaturas criadas, o Criador tem direito de fazer o que quiser, ordenar regras, mas Ele jamais negará sua natureza Santa, porque Ele é o padrão máximo de justiça. Lhe aprouve usar de justiça contra esses seres celestiais que se rebelaram contra sua Santa Majestade, e para estes sua condenação já está decretada.

Por sua livre vontade, o Soberano que não depende de coerção externa ou influência fora dele, decidiu agir também com misericórdia para com a humanidade, desde os tempos eternos Ele decidiu redimir um povo, resgatar um povo da escuridão e da condenação do pecado, sem merecimento do homem, porque este é incapaz de oferecer algo que Deus precise.

Porque os homens e não os anjos, foram o alvo da misericórdia divina? Pelo menos duas respostas facilmente são encontradas nas Escrituras:

Primeiramente poderíamos nos contentar simplesmente com um: "Assim desejou o Soberano", parafraseando Paulo, Ele tem direito, ou não terá direito o oleiro sobre o vaso?

Todavia, podemos também lembrar que somente o homem é a expressão da imagem e semelhança de Deus, ele é o representante ordenado por Deus para subjugar a criação, e aprouve Deus, resgatar os seus eleitos quando eles ainda eram pecadores. Deus precisou aplacar Sua justiça, trocando de lugar a vida de Seu filho Jesus, para pagar o preço merecido dos pecadores. No filho, uma vida plena de obediência, vida por vida, o "ungido" por pecadores, todavia, não foi assim com os anjos, Deus decidiu não resgatá-los, decidiu deixá-los a sua própria destruição de conduta, com os homens não foi assim, Paulo usa um precioso adversativo para descrever a ação de Deus para com os homens:

"Mas" Deus, o Soberano, decidiu ser misericordioso para com a joia de sua criação, quanto a nós, isso não nos deveria trazer humildade e júbilo? Quanto aqueles que dia a dia, trocam as verdades do Deus Santo, pelas mentiras de suas mentes carnais, a condenação justa de Deus permanece, porque eles não deram graças a Deus, antes trocam o Criador pela criatura, comparando Deus a "coisas" criadas.

Deus se ira dia a dia contra o pecado, e conforme por vezes esses homens vão rejeitando ao Todo poderoso, dia a dia Ele vai os entregando, até o ponto de que os homens ficam entregues a si mesmos, e é desta maneira que serão condenados, entregues a seus próprios interesses, sem a graça de Deus, fadados a ira e condenação.

Aqueles que não reconhecem a misericórdia de Deus é porque continuam reivindicando a posição de deuses, procurando justificar seus próprios erros com questionamentos tolos, e seu padrão de amor, bondade e misericórdia é totalmente avesso ao padrão descrito pelo Altíssimo, achando-se sábios tornaram-se loucos, em seus corações dizem:


" Não há Deus", e para esses sua condenação os aguarda. Enquanto o homem não entender a anatomia do pecado, ele não entenderá o que esta herança maldita traz. Deus não retarda sua promessa de julgamento, ainda que alguns a tem por tardia, haverá condenação para estes que continuam se deleitando naquilo que o Senhor abomina.

Louvado seja o Senhor que nos resgatou e nos redimiu para uma nova vida, sem a sua bondade jamais conseguiríamos amá-lo, jamais conseguiríamos nos achegar até Ele, por nossa culpa, pelo merecimento de justiça de um juiz santo, esse ato de Deus é o Evangelho ! Deus é o Evangelho, Ele nos salva.

Glórias a Deus.

Guinho



Nenhum comentário:

Postar um comentário