terça-feira, 8 de outubro de 2013

Você Pergunta...A Bíblia Responde#16







Alguma vez Jesus ordenou que a Igreja fosse o  inverso de um estado laico? 


Em termos de definição dos dois (estado e Igreja), já fica muito distinto o ensino de Jesus.

Um estado laico em linhas gerais, é um estado que não tem nenhuma inclinação religiosa, ou seja, não sofre nenhuma influência religiosa, todavia, a Igreja oriunda do próprio Cristo, não pode existir sem religião, e neste sentido são totalmente contrários, porque as Escrituras afirmam, o próprio Jesus, reivindica sua exclusividade, como a "única religião verdadeira", que traz mudança interna e consequentemente externa (Jo 2-12.25).

Poderíamos usar as palavras de Jesus: "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus" (Mt22.21), para descrevermos a relação de Jesus com o governo. Então neste sentido todo ensino de Jesus sempre foi o de submissão a Deus em primeiro lugar e não ao estado.

Em outras palavras, a verdade do Evangelho é inegociável, os cristãos não são "útopicos" no que diz respeito a humanidade (política e estado), porque sabemos que o problema do homem é interno, vem do coração, é do coração do homem que procedem as guerras e contendas que existem (Tg 4-1.3). Somente a proclamação do Evangelho pode resolver o grande problema da humanidade (o pecado em relação a um Deus Santo), por isso a mensagem do Evangelho nunca deve ser submetida a outros interesses e muito menos acomodada a cultura.

Isso não quer dizer que não devemos amar os perdidos, sim, de fato devemos. Os cristãos devem amar os perdidos e proporcionar sempre que possível o Evangelho, mas isso muitas vezes é confundido com uma vida mundana, acomodada aos padrões impostos pela sociedade, pelo mundo, e muitas vezes também pelo próprio estado. Com o ledo engano de se tornar "relevante". O propósito da Igreja deve ser o da proclamação do Evangelho.

Então è importante definir bem a idéia de um estado laico e de um estado desprovido de valores morais, e esta é a grande confusão feita, muitos cristãos defendem o estado laico de maneira equivocada, ao confundirem liberdade com libertinagem, acabam por contribuir com a autonomia do estado interferir em assuntos de educação, cultura, leis e acabando por chegar até os recônditos privados do lar e da consciência.

A Igreja deve ser luz no mundo (Mt5.14), como discípulos de Cristo devem ser sal (Mt 5.13), sempre obedecer a Deus em primeiro lugar, os valores morais objetivos descritos pela Escritura, são inegociáveis, porque fazem parte das leis do grande governante, soberano, Rei, sobre todas as nações.

Em Cristo.


Em Cristo.

 

   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário