segunda-feira, 21 de abril de 2014

Mortos em Adão e Vivos em Cristo.




A Representação de Adão e Cristo para a Humanidade.


O livro de Romanos, escrito pelo apóstolo Paulo, para a Igreja localizada na cidade de Roma, traz uma das porções mais profundas das Escrituras, a ponto de ser chamada pelos teólogos de “mini teologia sistemática”, por sua abrangência tanto teológica, quanto prática, em outras palavras, é uma carta com profundo cunho doutrinário.

A carta escrita aos membros da Igreja de Roma, pode ser dividida em duas grandes porções, dos capítulos 1 a 11, é descrito sobre as misericórdias de Deus, passando por sua justiça (1.17;3.21-22;4.5-6), seu amor (1.7; 5.5;8.35-39), a graça (1.6-7 ; 3.24; 5.2,21-21) e o dom da fé (1.5,17; 3.22,26; 4.5; 5.1; 10.17) e a partir do capítulo 12, o incentivo a praticar, vivendo e apresentando seus corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (12,1).

A perspectiva de Paulo em relação aos Reinos.

A opinião de Paulo sobre a humanidade e o mundo ilustra sua perspectiva escatólogica básica, Paulo basicamente traz em sua estrutura de pensamento um dualismo escatológico, ou seja, Paulo sabia que se encontrava no meio de duas eras, a primeira era inaugurada com Adão e que poderíamos chamar de Antigo Reino, onde ainda é influenciado pelo peso do pecado, do mal e da morte, Cristo já inaugurou uma nova era, que poderíamos chamar de Novo Reino, marcado pela cruz de Cristo e desfrute imediato das bençãos do Espírito através da fé em Cristo, todavia não em sua plenitude, a tensão em que poderíamos nos referir como os teólogos fazem do já e ainda não.
Onde o Reino de Cristo já esta entre nós, mas ainda não em sua plenitude. Podemos ver em seus escritos, a idéia dos últimos dias que se referem a “nova era” trazida por Cristo.

A perspectiva de Paulo aos personagens históricos:

Podemos ver a linha histórica (no tempo), caminhando em direção a uma consumação, sendo assim Paulo descreve os dois Reinos, Antigo e Novo, sob as perspectivas de seus personagens históricos, Adão e Cristo, como pessoas reais que existiram no tempo e no espaço, em outras palavras poderíamos destacar a realidade histórica das pessoas em seus relatos, para Paulo, as atitudes de cada um dos representantes Adão(antigo Reino) e Jesus (Novo Reino), tiveram importância e resultados reais no tempo e espaço, excluindo assim a possibilidade de Adão ter sido simplesmento simbólico para a humanidade.

Quem são os representantes?

Em Romanos 5 Paulo nos relata nestes termos históricos temporais os representantes da humanidade, em relação ao Antigo Reino e o Novo Reino, ou poderíamos dizer como duas famílias.

Adão como representante do Antigo Reino, trouxe condenação e pecado, ao que chamamos de “pecado original”, não simplesmente como se referindo ao primeiro pecado e sim as consequências deste pecado, Adão pode ser visto tanto como represente legal da humanidade (5.18), como sendo seu primeiro pai, então também pela imputação natural, da procriação, então neste sentido também a humanidade estava com ele (Rom 3,23)

Cristo como representante do Novo Reino, traz em sua cruz (morte e ressureição) justificação e perdão do pecado, enquanto que no Antigo Reino apenas um pecado trouxe condenação, no Novo Reino o representante trouxe graça sobre muitos pecados, Cristo como representante no Novo Reino por um ato de justiça (5.18).


Quais são os tiposde pessoas?

No capítulo 6, vemos a descrição do tipo de pessoas, do Antigo e Novo Reinos.

Estar em Adão a pessoa é o “velho eu”(6.6), onde reinava o pecado, no Antigo Reino as pessoas nascem de maneira física em Adão, ou estar em Adão é somente nascer e natural. Todas as pessoas nascem no Antigo Reino, na representação de Adão, ou poderíamos dizer “em Adão”.

Estar em Cristo a pessoa é o “novo eu”, que vive em novidade de vida (6.4), onde o velho homem foi crucificado juntamente com Cristo(6.6), no Novo Reino as pessoas nascem de novo de maneira espiritual, ou estar em Cristo é nascer de novo. Somente aqueles que nascem de novo espiritualmente por fé estão no Novo Reino, na representação de Cristo, ou poderíamos dizer “em Cristo.

Quem é o Senhor em suas vidas?

No capítulo 6 e 7 vemos a descrição do senhorio sob a vida das pessoas no Antigo e no Novo Reino, ou em Adão e em Cristo.

No Antigo Reino, representado por Adão, as pessoas tem como mestre a escravidão do pecado, obedientes e servos para a morte(6.16), vivendo de acordo com as paixões pecaminosas frutificando para morte ainda mais realçadas pela Lei (7.5).

No Novo Reino, representado por Cristo, as pessoas tornam-se servos da justiça (6.18), sendo escravos de Deus (6.22), libertos do pecado para servirem a justiça para santificação(6.19).

Dominados por quem?

Nos capítulos 6, 7 e 8 vemos a descrição do domínio no qual as pessoas se encontram, para o Antigo Reino nos capítulos 6 e 7 e no Novo Reino, as descrições nos capítulos 6 e 8.

Na era inaugurada por Adão, as pessoas estão debaixo do domínio da Lei, que é incapaz de justificar mas avulta ainda mais o pecado (6.5; 7.7-11), o homem quando confrontado com a Lei ao invés de obedecer, sendo ela santa, torna-se ainda mais pecador por não conseguir obedece-la completamente.

Na nova era, as pessoas não vivem mais sob o domínio da Lei, mas agora sob o dominio da Graça de Cristo (6.14) capacitados por Deus e unidos em Cristo, o único que conseguiu obedecer a Lei plenamente, agora somos capacitados em Cristo (8.3-4) a obedecer como expressão de gratidão e louvor a Deus, habitados pelo Espírito de Deus (8.9).

De onde vem o poder para viver?

As pessoas que se encontram sob a representação de Adão, como velho eu, escravos do pecado e debaixo do dominio da Lei se encontram dominadas pela carne, como Paulo explica no capítulo 7.5, aqueles que se encontram dominados vendidos a escravidão do pecado (7.14), conforme Paulo já descreveu, como aqueles que vivem em Adão se inclinam para as coisas da carne (8.5).

Aqueles que vivem em Cristo, debaixo da Graça de Deus, nascidos de novo, de uma semente incorruptível, são capacitados a viver pelo poder do Espírito Santo em novidade de vida (6,4), cogitando as coisas do Espirito (8.5) capacitados a viver uma vida que agrada a Deus (8,8-9), andando segundo o Espírito (8.4).

Quais são os destinos?

Vemos claramente nos capítulos 5, 6 e 8 os contrastes entre os dois Reinos, de seus destinos.

Todos aqueles que permanecem sob a representação de Adão, no Antigo Reino, tem como destino a morte eterna, separados de Deus e sob esta representação, inimigos de Deus (3.23)e preparados para condenação (5.18), todos aqueles que vivem ainda dessa maneira tem a condenação para morte (8.13), porque em Adão continuam devedores e inimigos, por causa dos pecados cometidos contra Deus.

Aqueles que estão em Cristo, guiados pelos Espírito, se tornaram filhos de Deus (8.14), não existe mais condenação para eles (8.1), tem a vida eterna (5.21), unidos em Cristo mortos para o pecado, mas vivos para Deus(6.11), presenteados pela Graça de Deus com a vida eterna em Cristo Jesus. Estes estão destinados a vida eterna, sendo assim podem estar confiantes desse destino, porque se Deus é quem justifica, quem poderá ainda acusá-los?(8.31-38), uma vez em Cristo, verdadeiramente depositando sua confiança nele, nada poderá separá-los do amor de Deus (8.39).

Neste carta de Paulo aos Romanos, podemos contemplar a diferença da vida daqueles que se encontram em Adão, debaixo da escravidão do pecado, destinado a condenação eterna, daqueles que estão em Cristo, participantes como filhos e herdeiros, destinado a viver eternamente com Deus, pela fé em Cristo Jesus, sendo justificados diante de Deus (1.17).


Esta distinção escatológica que encontramos sobre os dois Reinos, marcado por eras, onde cada era tem o seu representante, sempre foi o pensamento de Paulo, trazendo assim a idéia em Rom 5.12 de que Adão e Cristo são vistos como chefes de duas famílias:Adão a fonte do pecado e da morte para todos os seus descendentes, e Cristo, a fonte de justiça e da vida para todos que estão nEle.

Obs: Você ir lendo com a Bíblia será muita ajuda, afinal de contas, o desejo é de que o ensino das Escrituras seja facilitado!


Em Cristo
Guinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário