sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Podemos relacionar provas das conquistas Assírias e Babilônicas da história com a Bíblia?...A Bíblia Responde#50








Quais os territórios e datas conquistadas, conseguidas pela Assíria e Babilônia?



Olá!

Obrigado pela pergunta interessante!

Os povos da Assíria e da Babilônia, são muito antigos, e provavelmente a cidade da Babilônia foi fundada por Ninrode (Gn 10.10).  As conquistas sempre se resumiram principalmente a região da Mesopotâmia (que quer dizer entre rios, Tigre e Eufrates). Nas Escrituras, os registros históricos destes povos, levam mais em consideração relacionados com o povo hebreu, por isso as informações quanto a estes dois povos não são exaustivas, embora sejam históricas e comprovadas arqueologicamente, o que traz ainda mais credibilidade para a Bíblia. 

As informações marcantes nas Escrituras são de que em virtude da degradação espiritual e moral de Israel, após a morte de Salomão e a divisão dos Reinos em Norte e Sul, Deus enviou o império Assírio para punir a nação rebelde, na época governada por Oséias (Is 20.1; 2 Rs 17.19-23) o que aconteceu em 722 a.C, o tirano rei da Assíria, destruiu Samaria e dispersou os israelitas no Reino do Norte (Israel) e se expandiu mais do que somente na Mesopotâmia, fazendo parte deste Império Assírio o Egito, Nínive, Babilônia, Assur, Samaria.  Embora a Assíria tenha investido contra Jerusalém também, eles não a conquistaram (2 Reis 19 35-36).

No Reino do Sul (Judá), a capital continuou em Jerusalém e o poderio assírio por vezes perturbou Judá. Mas foi com a conquista por meio de Nabucodonosor dos assírios que veio o juízo ao povo do Sul, em virtude dos mesmos pecados que anteriormente haviam acontecido com Reino do Norte e a partir de 605 a.C começou a derrota de Judá (foi feita a investida militar em três momentos conforme 2 Cr 36: 6-7; 2 Reis 24:8-16; 2 Cr 36:17-21) que ficou conhecida como o Cativeiro Babilônico, narrado em 2 Reis 24 e 25 e 2 Crônicas 36. Nabucodnosor expandiu seu império como nunca antes conquistando nenhum Império Babilônico juntamente com  boa parte da Fenícia, Síria e Palestina.

Conforme profetizado pelo profeta Jeremias, a tomada, destruição e a desolação da orgulhosa Babilônia (Jr 50-51) aconteceu em 538 a.C sob comando de Ciro, o persa, acabando com a soberania Babilônica.

Diante dessas informações históricas, comprovadas, a credibilidade da Bíblia torna-se realmente digna de confiança, onde muitas pessoas que não queiram aceitá-la como Revelação Divina, são obrigadas a reconhecer a sua fidelidade histórica!

Em Cristo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário