quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Deus é mais amoroso do que justo?...A Bíblia Responde#60






Que respaldo bíblico nós temos pra falar que a justiça nunca deve se sobrepor ao amor?



Obrigado pela excelente pergunta. 

Na realidade como não sei exatamente o que você está querendo dizer com o sentido de sobreposição, existem tentarei explicar como a Bíblia explica sobre o assunto.

Quando tratamos das questões de amor e justiça relacionadas a Deus, temos que falar sobre seus atributos. Não é incomum uma grande confusão em meio as Igrejas em relação a isso, geralmente quando as pessoas querem exaltar o amor de Deus acabam por diminuir a justiça, ou vice-versa. O que ocorre é que as pessoas fazem uma espécie de "fatiar" os atributos de Deus como se Deus fosse mais amoroso do que justo, em outras palavras, como se o amor de Deus se sobreposse mais do que Sua justiça, e este não é um ensino bíblico. Os atributos de Deus não são parcelas de caráter atribuídos a Deus. Para deixar mais claro, como se Deus fosse 60% amor e 40% justiça. 

A pessoa de Deus em sua unidade é 100% amor e 100% justiça, 100 % soberano, 100% santo entre ainda outros atributos.  Então, não podemos dizer que nenhum dos dois se sobrepõem diante de Deus, existe uma perfeição destes atributos na unidade da pessoa de Deus, acredito que não há base bíblica para nenhum dos casos.

Poderíamos usar de um exemplo prático para ilustrar no nosso caso. Digamos que você é juiz e que uma pessoa muito próxima de você comete algum crime que é passível de condenação (justiça). Quando encaramos dessa forma, nosso amor não irá se sobrepor a justiça, porque ela é necessária, sem com isso deixar de amar. 

 È importante sempre termos bastante claro     questões relacionadas com pecado, por exemplo: Não sermos coniventes com práticas pecaminosas em nome do amor. Isso não é amor segundo a Bíblia e sim bajulação. Muito embora exista sempre lugar para o perdão que é uma marca do povo cristão ele não irá ser conivente com o que é errado, muitas vezes a justiça será uma forma de demonstrar amor. 

 Neste casos é necessário uma análise caso a caso para poder proceder de maneira bíblica.

Então não existe uma sobreposição, muito embora em questões de perdão, é necessário que amemos aqueles a quem perdoamos mesmo que eles não sejam merecedores. Tudo isso só poderemos fazer quando tivermos claro em nossa perspectiva o perdão de Cristo através da cruz do Calvário, quando éramos merecedores apenas da justiça de Deus e no entanto por amor fomos perdoados. 

Termino com uma frase muito relevante, que resume tudo que precisamos para entender sobre a justiça e o amor de uma maneira bíblica, de D.A. Carson:

"A cruz manifesta de modo admirável o amor de Deus, mas também manifesta a ira de Deus contra o pecado; ressalta imensamente a condenação de Deus sobre o pecado".

 Em Cristo






Nenhum comentário:

Postar um comentário