quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Jesus errou?...A Biblia Responde #59









Jesus não pode errar, pois ele é Deus. Ao chamar Herodes de raposa (Lucas 13:32) ele estava "falando mal de uma autoridade" (Exodo 22:28b)? Obrigado :)

È importante sempre entender o texto dentro de seu contexto e também saber que a Bíblia explica a Bíblia, ou seja, encontramos princípios e mandamentos dentro dela, no caso de autoridade é importante lembrarmos que a Bíblia ensina que Deus é a maior autoridade e que é Ele também que institui as autoridades.

Conforme o próprio Jesus declara a Pilatos, que não existe autoridade que não tenha sido instituída por Deus (Jo 19.11), sendo assim, surge uma "aparente" tensão que é facilmente entendida a Luz da Bíblia com um todo, sempre que uma autoridade humana, desobedeça um mandamento de Deus, devemos sempre obedecer a Deus, como foi o caso de Pedro e João pregando, sendo presos e as autoridades os mandando parar de ensinar o Evangelho, sendo assim eles desobedeceram uma autoridade, isso estaria contrário ao ensino bíblico de obedecer as autoridades e os senhores de 1Pe 2.13? Abolutamente não! Conforme Pedro e João declararam: 

Antes obedecer a Deus do que aos homens (At 5.29; At 4.19), poderíamos aplicar ao nosso trabalho por exemplo, seu patrão, a quem você deve submissão e obediência (Ef 6.5), segundo o ensino das Escrituras, ordena que você minta, então nesta situação nós obedecemos a Deus, porque jamais devemos pecar para obedecer ao homem. 

Agora mais especificamente ao texto, o conteúdo de Lc 13.31 quando Jesus se dirige  a Herodes como Pilatos, podemos entender primeiramente quanto a questão da autoridade explicado acima. Quem deveria respeito em primeiro lugar e submissão seria o próprio Herodes e também os fariseus, porque Jesus é a máxima autoridade e Senhor sobre todos (Mt 7.29; Mt 28,18), mas não é o que vemos, pelo contrário, podemos ver que as autoridades "terrenas" não davam a Jesus o seu lugar de direito.

Fazendo uma exegese mais específica do versículo que você perguntou, podemos aprender que dentro do contexto estes versículos se aplicam a uma conversa diária, diferentemente de Ex 22.2. Lembrando que por várias vezes Deus comissionou os profetas dotados de autoridade divina para repreender líderes em público por sua conduta pecaminosa (Is 1.23; Ez 22.27; Os 7.3-7; Sf 3.3). Uma vez que Jesus falava com a autoridade divina, ele tinha todo direito de falar de Herodes nestes termos. Naquela época o uso do termo raposa se referia tanto para uma pessoa astuta quanto indigna. 

Em Cristo




Nenhum comentário:

Postar um comentário